O segmento de caminhões leves no Brasil está passando por uma transição significativa, com a crescente popularidade dos modelos elétricos. Fabricantes como Volkswagen e Iveco continuam a liderar o mercado, enquanto novos entrantes como a JAC Motors começam a ganhar destaque com suas ofertas elétricas.
A mudança dos padrões Euro 5 para Euro 6 trouxe uma oportunidade para os caminhões leves elétricos, que, apesar de mais caros, oferecem economia considerável de combustível. Com os estoques de caminhões leves Euro 5 se esgotando, os consumidores estão diante de duas principais opções: adquirir os novos modelos Euro 6, que são pelo menos 15% mais caros, ou optar pelas novidades elétricas.
Nos últimos meses, observou-se um aumento na presença de caminhões leves elétricos entre os mais emplacados. A JAC Motors, por exemplo, conseguiu emplacar dois de seus modelos elétricos, JAC iEV 1200T e JAC EJT9.5, nas listas de vendas, marcando a chegada definitiva dos caminhões elétricos no cenário competitivo.
O Volkswagen Delivery 9-180 continua dominando o segmento com uma participação de mercado de 31,4%, seguido de perto pelo Mercedes-Benz Accelo 817. Apesar da forte concorrência, a Volkswagen mantém uma posição robusta com três de seus modelos na lista dos dez mais vendidos, mostrando a força da marca no setor de caminhões leves.
De acordo com dados da Fenabrave, os caminhões leves mais vendidos no acumulado até abril de 2024 incluem:
Volkswagen Delivery 9.180 – 740 unidades
Mercedes-Benz Accelo 817 – 412 unidades
Iveco Daily 65-170 – 165 unidades
Iveco Tector 9-190 – 108 unidades
Hyundai HD 80 – 89 unidades
Volkswagen Delivery 6.170 – 62 unidades
Volkswagen Delivery 9.170 – 52 unidades
Mercedes-Benz Accelo 1016 – 25 unidades
JAC iEV 1200T – 21 unidades
JAC EJT9.5 – 18 unidades
A transição para caminhões leves elétricos está se acelerando no Brasil, impulsionada por fatores econômicos e ambientais. Enquanto marcas tradicionais como Volkswagen e Mercedes-Benz mantêm sua liderança, novos players como a JAC Motors estão emergindo como fortes concorrentes no mercado de caminhões leves, especialmente no nicho de veículos elétricos.
Perguntas e Respostas
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Proteção Veicular, também conhecida como Associação de Proteção Veicular, é um serviço que oferece assistência financeira em casos de sinistros ou danos ao veículo. Ao contrário de seguradoras tradicionais, a Proteção Veicular opera por meio de associações entre seus membros, que contribuem financeiramente para um fundo comum. Essa abordagem colaborativa permite o auxílio mútuo em situações adversas, sem envolver termos como franquia, seguro ou apólice. O foco está na solidariedade entre os participantes para compartilhar os custos relacionados a incidentes automotivos, proporcionando uma alternativa distinta aos serviços tradicionais de seguro.
Seguro e Proteção Veicular são abordagens distintas para lidar com os riscos associados a danos ou perdas em veículos, cada uma com características específicas. Enquanto o seguro é um serviço oferecido por seguradoras comerciais, a Proteção Veicular opera de forma colaborativa entre seus membros.
O seguro automotivo, fornecido por seguradoras tradicionais, é um contrato formal que implica o pagamento de prêmios em troca da cobertura contra riscos específicos, geralmente regulamentado por leis e regulamentações do setor. Este serviço frequentemente inclui termos como franquias, apólices e cláusulas específicas que regem as condições de indenização.
Por outro lado, a Proteção Veicular é uma abordagem mais informal e solidária. Em uma associação de Proteção Veicular, os participantes contribuem financeiramente para um fundo comum, e em caso de sinistro, o auxílio é proporcionado de acordo com as regras estabelecidas pela associação. É uma alternativa baseada na colaboração entre os membros, sem envolver termos como franquia, seguro ou apólice.
Em resumo, a diferença fundamental reside na estrutura e na natureza dos serviços. Enquanto o seguro é uma transação comercial regida por contratos formais, a Proteção Veicular é uma abordagem mais colaborativa e flexível, centrada na solidariedade entre os participantes.
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Proteção Veicular é legal e fiscalizada tanto pela própria Legislação e Justiça Brasileira, quanto pelo orgão AAAPV. É uma associação que é registrada e regulamentada, possui CNPJ e todos os licenciamentos.
A Proteção Veicular não faz análise de perfil, não considera idade, local de moradia, ou qualquer outro tipo de situação. Também não é feito análise no SPC/SERASA.