Uma significativa medida legislativa promete alavancar o crescimento econômico do país por meio do estímulo a investimentos na área de infraestrutura. A Lei nº 14.801/2024, sancionada na última quarta-feira (10) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi publicada integralmente no Diário Oficial da União, estabelecendo normas para a emissão de debêntures de infraestrutura por empresas privadas que atuam na prestação de serviços públicos. Além disso, a legislação prevê a concessão de incentivos tributários para as empresas que financiam projetos de infraestrutura por meio desses títulos.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, ressaltou a importância dessa iniciativa como um estímulo à captação de recursos no mercado, especialmente para o desenvolvimento de projetos de investimentos na infraestrutura do país. Ele enfatizou que o setor de transportes será diretamente beneficiado, pois a captação inovadora de capital privado resultará na redução de custos, aliviando a pressão sobre o orçamento público e impulsionando a integração e o desenvolvimento do Brasil.
A nova legislação trará benefícios, na forma de incentivos tributários, para operadoras, concessionárias, permissionárias e empresas autorizadas de serviços públicos. Adicionalmente, o modelo visa atrair recursos de investidores institucionais, como fundos de pensão e seguradoras, mediante a incidência de imposto na fonte. Isso se soma à possibilidade de utilização de recursos externos, complementando o modelo atual, cujos papéis apresentam incentivo à participação de pessoas físicas.
Impactos:
Os recursos captados no mercado por meio dessa nova modalidade de debêntures serão direcionados para a implementação de projetos de investimento na área de infraestrutura, notadamente aqueles relacionados à produção econômica intensiva em pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Os impactos mais expressivos previstos pela lei sancionada incluem a redução de custos associados ao desenvolvimento de projetos de infraestrutura, a atração de investidores institucionais, como fundos de pensão e seguradoras, a simplificação do processo de autorização de debêntures incentivadas pelos ministérios e a promoção de investimentos em infraestrutura ou produção econômica intensiva em pesquisa, desenvolvimento e inovação.
O que são debêntures?
Debêntures são títulos de crédito emitidos por empresas, comprometendo-se a pagar juros após um período determinado. Diferentemente das ações, esses títulos, negociáveis no mercado, garantem ao investidor uma renda fixa, assemelhando-se a um empréstimo feito pelo comprador à empresa emissora.
Conforme estipulado pela Lei nº 14.801/2024, as debêntures devem ser emitidas até 31 de dezembro de 2030. O regulamento detalhado, especificando todas as áreas nas quais os recursos poderão ser aplicados, será divulgado posteriormente.
Perguntas e Respostas
Perguntas e Respostas
Proteção Veicular, também conhecida como Associação de Proteção Veicular, é um serviço que oferece assistência financeira em casos de sinistros ou danos ao veículo. Ao contrário de seguradoras tradicionais, a Proteção Veicular opera por meio de associações entre seus membros, que contribuem financeiramente para um fundo comum. Essa abordagem colaborativa permite o auxílio mútuo em situações adversas, sem envolver termos como franquia, seguro ou apólice. O foco está na solidariedade entre os participantes para compartilhar os custos relacionados a incidentes automotivos, proporcionando uma alternativa distinta aos serviços tradicionais de seguro.
Seguro e Proteção Veicular são abordagens distintas para lidar com os riscos associados a danos ou perdas em veículos, cada uma com características específicas. Enquanto o seguro é um serviço oferecido por seguradoras comerciais, a Proteção Veicular opera de forma colaborativa entre seus membros.
O seguro automotivo, fornecido por seguradoras tradicionais, é um contrato formal que implica o pagamento de prêmios em troca da cobertura contra riscos específicos, geralmente regulamentado por leis e regulamentações do setor. Este serviço frequentemente inclui termos como franquias, apólices e cláusulas específicas que regem as condições de indenização.
Por outro lado, a Proteção Veicular é uma abordagem mais informal e solidária. Em uma associação de Proteção Veicular, os participantes contribuem financeiramente para um fundo comum, e em caso de sinistro, o auxílio é proporcionado de acordo com as regras estabelecidas pela associação. É uma alternativa baseada na colaboração entre os membros, sem envolver termos como franquia, seguro ou apólice.
Em resumo, a diferença fundamental reside na estrutura e na natureza dos serviços. Enquanto o seguro é uma transação comercial regida por contratos formais, a Proteção Veicular é uma abordagem mais colaborativa e flexível, centrada na solidariedade entre os participantes.
Compare preços, pesquise a transparência, em Sites como Reclame Aqui dentre outros. Na busca pela melhor proteção veicular, priorize a confiança e personalização. Com a Capital Truck, uma associação dedicada, você tem coberturas adaptadas às suas necessidades, agilidade em atendimentos e custos acessíveis. Escolha a proteção que vai além, escolha Capital Truck.
Proteção Veicular é legal e fiscalizada tanto pela própria Legislação e Justiça Brasileira, quanto pelo orgão AAAPV. É uma associação que é registrada e regulamentada, possui CNPJ e todos os licenciamentos.
A Proteção Veicular não faz análise de perfil, não considera idade, local de moradia, ou qualquer outro tipo de situação. Também não é feito análise no SPC/SERASA.